Quantcast
Channel: Finanças Pessoais » orçamento
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Por um ano novo mais próspero: conheça dicas para acabar com as dívidas em 2014

$
0
0

Por Guilherme Araújo

O ano novo começou e, com ele, sempre chega a esperança de dias melhores, mais saudáveis e prósperos. Entre as resoluções para 2014 de muita gente, está o desejo de ficar longe das dívidas e terminar o ano no positivo. Mas como colocar isso em prática? Para ajudar os leitores, separamos dicas para equilibrar as finanças e celebrar a chegada de 2015 com muito dinheiro no bolso.

1 – Em primeiro lugar, descubra como anda a sua saúde financeira e o seu nome na praça. Faça um levantamento de todas as suas contas e poupanças e confira a situação do seu CPF. Em sites como o do SCPC e Serasa é possível verificar isso. Às vezes, um cheque sem fundos ou um carnê atrasado pode estar prejudicando suas chances de conseguir crédito sem que você saiba.

Se após o levantamento você perceber que está devendo a alguma empresa, procure o credor para consertar a situação. Hoje em dia, a maioria das lojas e dos bancos oferece opções de negociações para diferentes bolsos. Outra dica importante em relação a isso é evitar contratar os serviços de instituições que fazem o intermédio da negociação, pois o preço final fica ainda maior.

2 – Planeje-se. Saiba, exatamente, o quanto você ganha e o quanto você gasta. Coloque tudo no papel e veja se existe alguma forma confortável de economizar. Fazer uma planilha ajuda você a calcular os gastos da casa e, assim, planejar melhor as despesas.

Saber negociar é fundamental para manter-se no azul. Se for comprar à vista, não abra mão de pedir descontos ou vantagens diferentes. Se não for possível, o cartão de crédito é uma opção viável, desde que utilizado de forma consciente. Começou a utilizar essa ferramenta há pouco tempo? Algumas dicas podem te ajudar a não se endividar com ela.

A união da família faz a diferença na hora de equilibrar as finanças. Para pagar as dívidas, uma saída interessante é reunir as economias dos moradores da casa ou reuni-los em torno de uma atividade rentável. Se não for possível ganhar dinheiro com a ajuda dos familiares, outra opção é informá-los sobre a situação financeira para evitar novas dívidas.

Depois de ter quitado as dívidas, organizado as finanças e aprendido a administrar o cartão de crédito, é hora de poupar. Esforce-se para guardar 10% da renda mensal em uma poupança com boas condições de retorno.

A longo prazo, esse dinheiro pode ser útil para realizar projetos como a reforma da casa, uma viagem ou a troca do carro. Outra opção é investir em um plano de previdência privada para garantir que os próximos dias sejam mais tranquilos e bem aproveitados.

Veja o artigo original no site do autor


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images